Santos, SP, cria comitê para combater desigualdade na saúde da população negra
30/07/2025
(Foto: Reprodução) A Prefeitura de Santos, SP, criou o Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra para formular estratégias de prevenção, promoção e assistência à saúde da comunidade.
Alexsander Ferraz/AT
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, oficializou, por meio do decreto municipal nº 10.880, a criação do Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra. A medida busca promover a equidade no acesso à saúde e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à comunidade negra.
O anúncio foi divulgado durante o 1º Fórum da Saúde Integral da População Negra, realizado na sexta-feira (25). Segundo a administração municipal, o comitê terá como objetivo formular estratégias de prevenção, promoção e assistência à saúde da comunidade. Além de contribuir com a formação continuada de profissionais da saúde.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa é resultado da atuação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial de Santos: o segundo do estado de São Paulo e o quarto no Brasil, criado há 38 anos.
1º Fórum da Saúde Integral da População Negra
O evento, que marcou o anúncio da delegação, reuniu pesquisadores da área, representantes da sociedade civil e gestores públicos para debater políticas de equidade racial na saúde.
O fórum foi realizado pela Prefeitura de Santos em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o programa PET-Saúde Equidade, a Universidade Católica de Santos (UniSantos) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Criação do comitê foi divulgada durante 1º Fórum da Saúde Integral da População Negra, em Santos, SP.
Divulgação/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos