PGR diz que vê com 'assombro' sanções dos EUA a Moraes
Estados Unidos aplicam sanções financeiras contra Alexandre de Moraes
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou nesta quarta-feira (30) que recebeu com “assombro” a notícia das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de sua atuação como magistrado.
“A Procuradoria-Geral da República recebe com assombro a notícia da imposição por Estado estrangeiro de sanção ao eminente Ministro Alexandre de Moraes em decorrência do desempenho de suas funções jurisdicionais”, diz a nota oficial.
O posicionamento ocorre após o governo norte-americano anunciar, com base na Lei Magnitsky, o bloqueio de bens e a proibição de transações com Moraes, acusado por Washington de violar direitos humanos e perseguir cidadãos norte-americanos.
A PGR manifestou solidariedade ao ministro, ao STF e ao Judiciário brasileiro. O órgão também reiterou o apoio às decisões da Corte.
“Renova o reconhecimento da exatidão técnica das deliberações do Supremo Tribunal Federal e dos seus integrantes”, diz o texto.
As sanções foram divulgadas no mesmo dia em que entrou em vigor a ordem executiva assinada pelo ex-presidente Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Ambas as ações aumentaram a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/30/pgr-diz-que-ve-com-assombro-sancoes-dos-eua-a-moraes.ghtml